Windows 8 - Tudo o que você precisa saber Windows Phone 8


O Windows Phone é o sucessor do Windows Mobile, apesar daquele ser incompatível com este. Ao contrário do seu antecessor, que visava principalmente o setor empresarial, o Windows Phone é focado no mercado consumidor. Foi lançado em 2010 e pretendia fazer um completa ruptura com a plataforma Mobile. Para isso, introduziu o visual Metro na forma que conhecemos hoje, com tiles e tudo mais. Porém, não permitia interfaces personalizáveis como acontece no novo Windows Phone 8 (e, claro, no Windows 8). A Microsoft controlava rigorosamente todo o hardware em que o sistema operacional funcionava. Como resultado do rompimento com a plataforma anterior, nenhum dos aplicativos que existiam para o Windows Mobile funcionava no novo sistema.

7 Series

Em 2008, a Microsoft reorganizou a equipe de desenvolvimento do Windows Mobile e começou a trabalhar num novo novo sistema operacional. Este novo produto era para ser lançado em 2009 como Windows Phone, mas diversos atrasos obrigaram a Microsoft a desenvolver o Windows Mobile 6.5 como um lançamento intermediário.

O Windows Phone 7 foi desenvolvido rapidamente e, com isso, não houve tempo suficiente para programar os aplicativos do antigo Windows Mobile no novo sistema. Larry Lieberman, gerente de produto, disse à "eWeek": "Se tivéssemos mais tempo e recursos, poderíamos ter conseguido algo na área da retrocompatibilidade", dizendo ainda que a Microsoft estava tentando olhar para o mercado dos smartphones de maneira diferente.

Photobucket
Primeiramente, chamava-se "Windows Phone 7 Series". É, eu sei. Complicado demais.

Inicialmente, a Microsoft anunciou a nova plataforma como Windows Phone 7 Series, o que foi muito criticado por ser muito comprido e difícil de dizer casualmente. Em resposta, a empresa anunciou que a palavra "Series" deixaria de ser usada. A declaração da empresa sobre o assunto foi:
Os consumidores querem uma maneira simples para dizer e usar o nome consistentemente. O importante é manter o foco na marca 'Windows Phone', que introduzimos em outubro e que iremos continuar a investir durante o Windows Phone 7 e adiante.

Em fevereiro de 2010, num comunicado à imprensa, a Microsoft divulgou as empresas que iriam ajudar a concretizar o Windows Phone 7. Muitas fabricantes estavam listadas no lançamento, entre elas a HP, que mais tarde decidiu não fabricar nenhum dispositivo com o Windows Phone, pois pretendia concentrar-se em dispositivos para o seu sistema móvel webOS, este descontinuado em 2011.


Parceria com a Nokia

Em 11 de fevereiro de 2011, numa conferência de imprensa em Londres, os presidentes executivos da Microsoft, Steve Ballmer, e da Nokia, Stephen Elop, anunciaram uma parceria entre as duas empresas, na qual o Windows Phone 7 seria o sistema operacional dos principais smartphones da Nokia. O evento foi focado, principalmente, na criação de "um novo ecossistema móvel global", sugestionando competição com o Android e iOS ao dizer: "É uma corrida de três cavalos".

Photobucket
Depois de perder a liderança no mercado de celulares, a Nokia tenta virar o jogo com o Windows Phone

Depois de perder participação, valor de mercado e trocas na diretoria, era tudo ou nada para a Nokia. No evento 'Nokia World 2011', ela finalmente apresentou seus primeiros aparelhos com Windows Phone 7, oito meses após o anuncio da parceria com a Microsoft. Lumia 710 e Lumia 800 marcam não só uma transição de sistema, como também da própria nomenclatura da empresa.

A integração dos serviços entre a Microsoft e Nokia também foi anunciado: o Bing irá realizar as pesquisas nos dispositivos da Nokia, as lojas de aplicativos irão se juntar, além da integração do Ovi Maps com o Bing Maps. A parceria envolve "troca de fundos devido a direitos de autor, marketing e publicidade", que a Microsoft mais tarde anunciou serem "milhares de milhões de dólares envolvidos".

Mango

A versão 7.5 do Windows Phone, também conhecido como Mango, foi a primeira grande atualização do novo sistema. A principal mudança é que a mensagem de texto pode ser formatada de forma mais flexível. Ela permite o indexamento de inúmeros itens – imagens, toques, vídeos e notas em áudio – para mensagens de texto.

Photobucket
Mango: a primeira grande atualização do Windows Phone

Entre as outras novidades, estão a habilidade de exportar contatos de telefone para o cartão SIM (e também importar de forma seletiva a partir de um desses cartões), Flip-to-silence, que deixa seu toque no mudo se você vira seu aparelho (interessante durante uma reunião, quando você não quer ser interrompido) e capacidade de adicionar aplicativos na tela inicial.

A multitarefa também conta com uma novidade: estava limitado apenas à aplicativos que viessem de origem no telefone, contudo, após o lançamento da atualização Mango, um alternador de apps mostra os últimos programas usados pelo usuário e, assim, é possível alterar a execução entre eles.

Windows Phone 7.8

Anunciado durante um seminário, em agosto de 2011, o Windows Phone 7.8 é a última versão do Windows Phone 7. Depois do anúncio do novo Windows Phone 8, a Microsoft revelou que todos os aparelhos com Windows Phone 7 que estão a venda no mercado não receberão a atualização para a 8ª versão do sistema operacional móvel. Isso porque o Windows Phone 8 compartilha o mesmo kernel, sistema de arquivos e multimídia, drivers e partes do modelo de segurança com o Windows 8.

Photobucket
O Windows Phone 7.8 possui algumas novidades da 8 geração do sistema

Mas para não deixar os fãs desapontados, a empresa anunciou que, apesar de não receber o novo SO, os usuários poderão usufruir de algumas novidades da geração 8. Dentre as novidadades, a principal é a mudança da tela inicial com blocos redimensionáveis, costumização de cores e possibilidade em ter live tiles,igual ao Windows Phone 8.

Se você reparar, foi uma decisão honesta por parte da Microsft: a Apple, por exemplo, anuncia que todos os seus celulares à venda serão atualizados para a nova versão do iOS, porém, o iPhone 3GS (o mais velho de todos) recebe avanços irrisórios, ao contrário do iPhone 4S (o mais avançado), que ganha todas as atualizações. A Microsoft, ao invés de capar algumas melhorias do Windows Phone 8, decidiu apenas criar uma pequena atualização para o software antigo. Ela poderia muito bem chamar o Windows Phone 7.8 de "Windows Phone 8", porém isso traria vários problemas. A começar pelos apps: os que usar o novo suporte DirectX, serão incompatíveis com a série 7 do sistema móvel.

Se a Microsoft tinha que abandonar o Windows Phone 7 no meio do caminho, por que não começou direito? Isto é, por que não usou uma base firme para os próximos anos, em vez de permanecer no Windows CE para depois trocá-lo? Provavelmente porque a Microsoft não tinha outra alternativa. Ela não iria esperar o Windows 8 ficar pronto para lançar o Windows Phone. Senão, iria lançar seu primeiro concorrente ao iOS e Android em 2012. Isso seria loucura! Esperar até 2010 pelo primeiro Windows Phone já foi tempo demais.

Windows Phone 8

Photobucket
O Windows Phone 8 não é uma simples atualização do Windows Phone 7

O Windows Phone 8, batizado Apollo, é um novo recomeço do Windows Phone. Trata-se de um novo sistema operacional e não uma simples atualização de software. Apesar de o novo SO ser muito parecido com o seu antecessor quando o assunto é o visual das suas funcionalidades, as mudanças significativas aconteceram “por trás das cortinas”. Trata-se de um sistema novo, programado e compilado de forma diferente.

Enquanto que os Windows Phone anteriores foram desenvolvidos com base nos códigos do Windows CE, o novo sistema operacional conta com a mesma linha de desenvolvimento do Windows 8. Assim, ficará mais fácil escreve um aplicativo para rodar em ambos os sistemas, tanto o móvel quanto o computacional. Quanto ao hardware, as principais novidades são a tecnologia NFC e o suporte à processadores multi-core.

Photobucket
A tecnologia NFC permite a comunicação entre dois aparelhos, além do pagamento virtual de contas

Imagine realizar a comunicação entre dispositivos apenas pela aproximação deles. Assim funcionam as conexões NFC (Near-field Communication), que fazem parte das principais novidades da Microsoft para o novo sistema portátil. Como já vem sendo dito, o NFC pode ser uma evolução dos QR-Codes, visto que podem representar a transmissão de conteúdos publicitários, por exemplo, para os celulares apenas pela aproximação.

A Microsoft também mostrou que é possível utilizar o NFC como um sistema de transação monetária. O aplicativo Wallet, como o próprio nome sugere, é uma carteira virtual em que você concentra todas as suas finanças sem ter que andar com dinheiro, cartões de crédito e débito ou algo parecido. Seu celular é a única moeda que você precisa usar.

Por fim, a empresa de Redmond mostrou o Tap+Send, que pode ter várias aplicações incríveis. No evento, ele foi mostrado como uma maneira mais simples de serem trocados cartões de negócios. Por exemplo, bastaria tocar um smartphone no outro para que as informações profissionais dos proprietários fossem trocadas.

Photobucket
O sistema portátil suportará processadores multi-core, três tipos de resolução de tela e cartão MicroSD

O Windows Phone 8 vai permitir que as fabricantes utilizem processadores com vários núcleos na criação de seus aparelhos. Isso garante, entre outras coisas, um melhor aproveitamento dos recursos de multitarefas integrados ao sistema operacional. O principal disso não está nos aparelhos, mas sim nos códigos de desenvolvimento. Segundo a própria empresa, o suporte aos múltiplos núcleos não deve ser restrito aos processadores dual-core. Já foi informado que o kernel do Windows Phone 8 possui suporte para chips com quatro e oito núcleos, sendo que, em teoria, até 64 cores poderiam ser identificados pelo código-fonte do sistema.

Para evitar muitas discrepâncias entre os aplicativos, a Microsoft limitou as resoluções de tela para o Windows Phone 8. Serão três possibilidades diferentes para os aplicativos: WVGA (800x480 pixels), WXGA (1280x768 pixels) e 720p (1280x720 pixels). Também foi informado que há apenas duas proporções de tela oferecidas: 15:9 ou 16:9.

Os usuários do Windows Phone também não ficarão dependentes apenas da memória interna do aparelho. No Apollo, a Microsoft incluirá o suporte a cartões de memória microSD para armazenamento de fotos, músicas, vídeos e dados de aplicativos.

Photobucket
A multitarefa foi uma das coisas que não agradou tanto no Windows Phone 7.5. Agora parece estar bem melhor

Agora o Windows Phone conta com uma multitarefa de verdade. Ao contrário do iOS, o Windows Phone 8 não congelará o estado dos aplicativos que são deixados em segundo plano. Um dos maiores exemplos do funcionamento disso é o Skype, que poderá ser utilizado para receber e realizar ligações sem a necessidade do fechamento de um aplicativo. Enquanto a ligação é realizada, os outros softwares continuam sendo executados.

Nem todos os aplicativos devem oferecer esse suporte, mas a Microsoft garante que as bibliotecas necessárias para a ativação do recurso estão disponíveis no kit de desenvolvimento para o Windows Phone 8. Ou seja, basta que os desenvolvedores queiram ativar o suporte para que o sistema operacional fique multitarefas por completo


Quanto a interface, a principal novidade é a tela inicial, igual à do Windows Phone Mango, porém traz uma importante melhoria: você pode escolher o tamanho do bloco dinâmico, escolhendo entre três tamanhos diferentes (retangular, quadrado grande e pequeno). Isso permite que você tenha blocos com tamanho de acordo com o seu uso. Um bom exemplo disso é o bloco de mensagens: você pode configurá-lo com o maior tamanho, e com isso ler os torpedos diretamente na tela inicial sem precisar entrar na aplicação.

A Start Screen do sistema já chamava bastante a atenção na versão anterior do software, contudo a nova versão ficou bem melhor. Há também uma opção para escolher entre diversos temas coloridos para os tijolos, incluindo verde, amarelo e roxo. Todos os desenvolvedores poderão personalizar como o tamanho de cada bloco dinâmico (que é atualizado com novas informações como clima e updates de redes sociais) poderá aparecer em sua tela inicial, até mesmo nas dimensões maiores. Haverá também muito mais espaço para afixar os tijolos, já que a Microsoft acabou com o espaço do canto direito da interface original da Start Screen.

Photobucket
Na apresentação do Windows Phone 8, a Microsoft disse que o IE 10 é melhor que os principais concorrentes

As mudanças no sistema também incluem otimizações no Internet Explorer, que está bem mais rápido. Houve uma demonstração no evento de apresentação do Windows Phone 8 e ele se saiu melhor do que o Samsung Galaxy S III, HTC One S e iPhone 4S com iOS 6.

O Internet Explorer 10 terá o mesmo motor de renderização da versão para Windows 8. Além disso, o IE contará com o filtro SmartScreen para proteção anti-phishing.

Photobucket
Antes exclusivos da linha Lumia, agora os mapas da Nokia serão integrados à base do sistema operacional

Uma das principais novidades do Windows Phone 8 é o Mapas. O Nokia Maps 3D deve substituir totalmente o Bing Maps, trazendo à plataforma navegação 3D e aceleração de hardware. Antes exclusivos da linha Lumia, agora os mapas da Nokia serão integrados à base do sistema operacional e serão usados por todos os aparelhos. Larry Lieberman, da Microsoft, disse durante a apresentação do sistema que:

O Nokia Maps será o combustível primário da experiência de mapas no dispositivo. Ele estará disponível aos desenvolvedores como um controle para acrescentar às suas aplicações.

O que vem no pacote? Os preciosos dados globais da Nokia/NAVTEQ, suporte a mapas offline, navegação curva-a-curva em tempo real e o acesso a desenvolvedores citado por Lieberman.

É um negocião para quem vive em regiões bem atendidas pelas soluções de mapas da Nokia, como o Brasil. Esse anúncio dá uma dinâmica nova à guerra travada por Microsoft, Apple e Google; em poucas semanas os contornos ficaram bem delineados e, nessa, a Apple está em maior desvantagem no momento.

Ainda não se sabe como exatamente será a integração dos mapas da Nokia ao Windows Phone 8, mas Lieberman informou que “ficará bem claro aos usuários” que se trata de um recurso dos finlandeses. É esperar pra ver.

Photobucket
Atualizações garantidas por 18 meses. Além disso, elas podem ser feitas sem o auxílio de um computador

A Microsoft afirmou que qualquer comprador de um Windows Phone 8 terá garantido atualizações de software por, no mínimo, 18 meses após sua compra. Se eles acharão necessário divulgar uma informação como esta, com certeza eles sabem que a confiança de que a plataforma sempre recebe update está bastante abalada. Enfim, um “conforto” para os traumatizados usuários de Windows Phone 7.5. e uma promessa para os futuros compradores do Windows Phone 8. Além disso, ainda falando de atualizações de software, no WP8 as atualizações poderão ser instaladas via OTA, isto é, do próprio aparelho e sem precisar ser conectadas a um PC.

Photobucket
A função TellMe suportará a língua portuguesa

A Microsoft também anunciou que ampliará as funções do comando de voz do WP, o TellMe. Será possível realizar pesquisas avançadas, controlar a execução de audiobooks, entre outras coisas. A grande notícia para nós, falantes da língua portuguesa, é que existe o reconhecimento de voz em Português no Windows Phone 8.

Esse suporte já era esperado desde o anúncio do suporte ao português no Xbox 360, este que também usa o TellMe para identificar comandos de voz via Kinect, faltava apenas a confirmação do suporte no próprio Windows Phone. A dúvida que perdura é se este português é o do Brasil (PT-BR) ou o de Portugal (PT-PT).

Photobucket
O WP8 é totalmente integrado à funcionalidade VoIP

Outra principal novidade do WP8 é a integração total do Skype. Em resumo, ela pegou a funcionalidade de VoIP e videoconferência e integrou profundamente no código nativo do SO. Isso significa, pela perspectiva do consumidor, que chamadas efetuadas pelo Skype serão tratadas como se fosse pela rede de telefonia normal.

Desta maneira, todos os recursos do telefone, como chamadas em espera, por exemplo, vão estar disponíveis pelas chamadas do Skype. Vale ressaltar ainda que aplicativos de VoIP continuarão a rodar em segundo plano, graças às novas capacidades de multitarefa reais do Windows Phone 8.

Além disso, o Windows Phone permite que qualquer aplicativo VoIP seja usado. Desenvolvedores de apps desse tipo vão poder criar caminhos mais simples de acesso de seus produtos com o smartphone Windows. Bastará que um código seja bem escrito para que aplicativos consigam ter acesso direto à lista de contatos, por exemplo.

Com isso, as agendas de contatos poderão oferecer várias opções de ligação diferentes. Em vez de obrigar o usuário a acessar um determinado aplicativo para só então poder realizar a ligação por VoIP , o Windows Phone 8 vai permitir que na própria agenda o consumidor escolha o software que deseja utilizar.

Rapidinhas

  • Uma das coisas que preocupavam os futuros usuários era a dependência do Windows Phone 8 com o Zune Software, assim como acontece com o iPhone/iTunes. Porém, algumas novidades apontam que o SO terá sim a ativação plug and play do armazenamento USB. Ou seja: bastará você ligar o aparelho ao computador para conseguir realizar a transferência de dados entre a máquina e o seu dispositivo móvel.
  • Todos os aplicativos que foram produzidos para Windows Phone 7 serão compativeis para o Windows Phone 8. Entretanto, os criados especificamente para o 8 não rodarão no WP7.
  • Os desenvolvedores estão felizes: o Windows Phone 8 suporta total às linguagens C e C++, além de DirectX, XNA, Havok Vision, Autodesk Scaleform, Audiokinetic Wwiste e Firelight FMOD.
  • O Windows Phone virá preparado para uso empresarial: a Microsoft adicionou criptografia BitLocker, boot seguro (UEFI), Gerenciamento Remoto e controle de apps. Office e Outlook completam o pacote. Além disso, o Company Hub permitirá que as empresas customizem aplicações para seus funcionários.
  • A inicialização do Windows Phone utiliza o UEFI (também utilizado pelo Windows 8) para garantir que o telefone não foi adulterado.
  • O Windows Phone 8 tem um sistema totalmente novo para monitorar o uso de dados no aparelho. Se você encheu o tablet ou smartphone de aplicativos ou músicas, é função do DataSmart avisar quantos MBs estão livres para uso a partir de um ícone da interface Metro.
Photobucket
  • Será possível controlar o smartphone pelo PC a partir de um aplicativo que sincroniza ambos os aparelhos. Acessar e adicionar conteúdos ao gadget pode ser feito sem o uso de cabos, a partir da rede configurada ou do próprio NFC através do SmartGlass.
  • O sistema de armazenamento em nuvem da Microsoft, o SkyDrive, chega com tudo ao Windows Phone 8, integrado com praticamente todas as funções do aparelho. Entre as possibilidades, você poderá salvar arquivos e acessar músicas e vídeos que estejam guardados no serviço.
  • Fora os aplicativos VoIP, a câmera digital também recebe integrações: qualquer desenvolvedora pode criar aplicativos ou extensões que façam uso ou adicionem novidades à função. Esses programas são acessados quando você seleciona o ícone de fotografia e podem conter filtros e editores, por exemplo.
Windows Phone 8

Translate

Receba por email

Photobucket

Coloque seu email:

Delivered by FeedBurner

Termo de Compromisso

Usuário,
Antes de mais nada, leia os Termos de Compromisso abaixo:

>> Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador.
>> Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apagá-lo ou comprá-lo após 24 horas.
>> A aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.
>> Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utiliza-los.
>> Nós autorizamos a cópia completa ou parcial de qualquer conteúdo do site desde que coloque os devidos créditos!

Os usuários que utilizam o site, tem total conhecimento e aceitam os termos referidos acima.